HOME DESTAQUE 
Membros do Mercosul se reúnem para definir exclusão da Venezuela
  Edson Paim,    Sábado, 05 de Agosto de 2017 - 13:22

Suspensa do Mercosul desde dezembro, a Venezuela deverá sofrer nova sanção do bloco neste sábado (5), quando chanceleres de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai se reúnem, em São Paulo, para analisar a situação política do país presidido por Nicolás Maduro.

Desta vez, a Venezuela pode ser excluída do bloco por desrespeitar o Protocolo de Ushuaia, que trata dos compromissos democráticos a serem seguidos pelos membros do bloco. Para que isso ocorra, é necessário que haja uma decisão unânime entre os quatro países do bloco.

Não há previsão de "expulsão" no regramento do Mercosul, mas a punição pelo Protocolo de Ushuaia torna difícil o retorno do país ao grupo.

Na atual situação o país teria de ser readmitido no bloco caso tenha interesse e resolva adotar as normas econômicas que não cumpriu até hoje. Com a suspensão pela cláusula democrática, a Venezuela só volta ao Mercosul com uma mudança no regime, incluindo eleições avaliadas como democráticas e sinais de que as instituições estão realmente funcionando.

O Protocolo de Ushuaia é mais duro e prevê inclusive o fechamento de fronteiras, do tráfego aéreo e marítimo, a suspensão total ou parcial do comércio e do fornecimento de energia, se os países assim o desejarem, mas isso não deve acontecer. O Mercosul quer evitar ações que prejudiquem ainda mais a população venezuelana, que já vive com a escassez de comida, medicamentos e outros itens de necessidade básica.

Militares cercam Parlamento venezuelano para Constituinte

Líder de oposição venezuelano Ledezma volta para prisão domiciliar, diz mulher

Na sexta-feira (4), o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, disse, por meio de sua conta no Twitter, que o Brasil — que preside o grupo — vai pedir a punição da Venezuela do Mercosul. "É intolerável que nós tenhamos no continente sul-americano uma ditadura. Houve uma ruptura da ordem democrática na Venezuela", disse. "E, por consequência, o Brasil vai propor que ela seja suspensa do Mercosul até que a democracia volte", completou.

Em comunicado à imprensa, o Itamaraty informou que os chanceleres deverão avaliar a ausência de medidas concretas para a retomada da normalidade democrática por parte do governo venezuelano, sua recusa a participar da reunião de consultas e o agravamento da situação na Venezuela.


Constituinte e onda de violência

Desde abril, a Venezuela vive uma onda de manifestações a favor e contra o governo, muitas delas violentas e que já deixaram cerca de 100 mortos e mais de mil feridos. O governo Maduro deu posse na sexta-feira (4) a uma nova Assembleia Nacional Constituinte. A iniciativa foi criticada pelo Mercosul.

Ao assumir a presidência, em julho deste ano, o governo brasileiro iniciou o que se chama de "fase de consultas", em que a Venezuela foi chamada a se pronunciar sobre a decisão doMercosul. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, foi consultado sobre a possibilidade de abrir diálogo com a oposição em uma reunião no Brasil, com a intermediação do Mercosul, mas recusou.

Ordem institucional

Em declaração conjunta divulgada após o último encontro dos estados-membros do Mercosul, realizado em julho, na Argentina, os países do bloco, além de Colômbia, Chile, Guiana e México, pediram à Venezuela o restabelecimento da ordem institucional e a retomada do diálogo entre a oposição e o governo de Nicolás Maduro.

Os países reiteraram sua "profunda preocupação com o agravamento da crise política, social e humanitária" na Venezuela, fazendo "um apelo urgente pelo fim da violência no país e pela libertação de todos os detidos por razões políticas".

Na ocasião, o governo uruguaio conseguiu baixar o tom da nota, ainda apostando nas negociações, o que não deve ocorrer desta vez. Antes, no entanto, os países do bloco haviam concordado, em abril, com a abertura do processo de aplicação do protocolo.


 Fonte:

 Continue lendo matérias relacionadas a esta, clique aqui

   Publicidade:

 As Mais lidas
Quais os alimentos que contém carnosina? (Alexandrie Lasserre)
Corpo de Itamar Franco é cremado em Minas Gerais
Comida certa aumenta a capacidade de raciocínio, aprendizado e memória
Casos de dengue dobram em janeiro e Rio entra em alerta
Ashton e Demi Moore curtem mansão de Huck e Angélica em Angra

 Notícias Golspel
Isso Que é Viver - Renan Freixes (Hillsong Y&F - This Is Living) Cover
Natal ou Dia de Natal (Wikepédia)
‘Rolava tudo’, diz Thalles sobre vida antes de sucesso na música gospel
Festival Promessas celebra música evangélica no Rio de Janeiro

 Mundo Jovem
'Não mudamos o visual', diz Pe Lu sobre fase menos colorida do Restart
Em clima de histeria, Justin Bieber faz primeiro show no Brasil

Todos direitos reservados a EdsonPaim.com.br ®2010 | Desenvolvido por Dathus.c.rocha