HOME USA 
Dilma foi alvo de espionagem dos EUA, diz reportagem
  Redação,    Segunda, 02 de Setembro de 2013 - 06:33

Do UOL, em São Paulo
02/09/201300h44














Caso Edward Snowden32 fotos
31 / 32



18.ago.2013 - Imagem exibe Glenn Greenwald (D), repórter do jornal britânico "The Guardian", e o brasileiro David Miranda (E), parceiro do jornalista americano. Durante viagem pela Europa, Miranda ficou detido por nove horas no aeroporto de Heathrow, em Londres (Reino Unido). Greenwald publicou informações vazadas por Edward Snowden, que trabalhava na Agência Nacional de Segurança. Greenwald considerou o ato como uma retaliação ao seu trabalho de divulgar informações sigilosas dos Estados Unidos Leia mais Janine Gibson/AP/The Guardian
Reportagem exibida pelo "Fantástico", da TV Globo, na noite deste domingo (1º), afirma que a presidente Dilma Rousseff e seus assessores foram alvos de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA).
O jornalista Glenn Greenwald, que mora no Rio de Janeiro, apresentou um documento indicando que era objetivo da NSA "entender melhor" a comunicação da presidente com sua equipe. O parceiro de Greenwald, o brasileiro David Miranda, foi retido por 9 horas no aeroporto de Heathrow, em Londres, em 18 de agosto e teve documentos confiscados por serem considerados danosos à segurança do Reino Unido.
As informações chegaram a Greenwald em junho por meio de Edward Snowden, o ex-agente norte-americano que revelou como os EUA monitoram informações de milhões de pessoas, dentro e fora do país. O documento que cita espionagem à presidente do Brasil, com data de junho de 2012, seria parte de uma apresentação interna realizada na NSA. Greenwald foi o primeiro jornalista a publicar as denúncias do ex-agente, no jornal britânico "The Guardian".
Segundo o "Fantástico", Snowden foi contatado durante a produção da reportagem, mas não pode comentar as informações divulgadas por Greenwald, por exigência do governo da Rússia, onde está exilado.



SAIBA MAIS SOBRE GREENWALD
•Jornalista do The Guardian publicará livro com mais informações sobre espionagem dos EUA
•Conheça Glenn Greenwald, blogueiro que revelou Edward Snowden ao mundo
•A máfia tem mais escrúpulos, diz jornalista que revelou o caso Snowden
•Snowden foi herói ao revelar espionagem, diz jornalista
De acordo com o jornalista, é possível afirmar que Dilma foi monitorada, e não apenas que houve um projeto de espionagem, porque há indicações no documento de que não estão planejando, mas sim "festejando o sucesso da espionagem".
Números de telefone, e-mails e IPs (identificação individual de um computador) teriam sido monitorados. Um gráfico mostra toda a rede de comunicações da presidente com seus assessores. De acordo com a reportagem, porém, o documento não tem exemplos de mensagens ou ligações entre Dilma e seus ministros.
O material apresentado por Greenwald cita o método de espionagem aplicado às comunicações da presidente como "uma filtragem simples e eficiente que permite obter dados que não são disponíveis de outra forma. E que pode ser repetido." Além disso, afirma que a NSA teve sucesso contra alvos de alto escalão: Brasil e México (cujo presidente, Enrique Peña Nieto, também aparece na reportagem como espionado pelos EUA).
Ao tomar conhecimento da denúncia pela TV Globo, o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, classificou a espionagem como um fato "gravíssimo" e afirmou que, se confirmada, terá sido uma "clara violação à soberania" brasileira.



 Fonte:uol

 Continue lendo matérias relacionadas a esta, clique aqui

   Publicidade:

 As Mais lidas
Quais os alimentos que contém carnosina? (Alexandrie Lasserre)
Corpo de Itamar Franco é cremado em Minas Gerais
Comida certa aumenta a capacidade de raciocínio, aprendizado e memória
A Guavira - Tradição do Cerrado Sul-Mato-Grossense
Casos de dengue dobram em janeiro e Rio entra em alerta

 Notícias Golspel
Isso Que é Viver - Renan Freixes (Hillsong Y&F - This Is Living) Cover
Natal ou Dia de Natal (Wikepédia)
‘Rolava tudo’, diz Thalles sobre vida antes de sucesso na música gospel
Festival Promessas celebra música evangélica no Rio de Janeiro

 Mundo Jovem
'Não mudamos o visual', diz Pe Lu sobre fase menos colorida do Restart
Em clima de histeria, Justin Bieber faz primeiro show no Brasil

Todos direitos reservados a EdsonPaim.com.br ®2010 | Desenvolvido por Dathus.c.rocha